sábado, 12 de março de 2011

O Minuano

Chegada do Minuano a Ijuí, anos 1950, provavelmente 1957. Na legenda da foto no livro original, é citado o nome de Minuano. (Foto Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, 1959)

Como falei num post anterior sobre os trens de passageiros, achei esta foto do Minuano em Ijuí, este também vinha a Cruz Alta, pois a linha mais comum no início era capital Porto Alegre- Cruz Alta .
A fabricação de trens automotrizes diesel-hidráulicas de três elementos fabricados pela MAN alemã - foram duas composições automotrizes que em março/abril de 1954 foram postas em serviço pela VFRGS entre Porto Alegre e Cruz Alta e entre Porto Alegre e Bagé têm obtido excelentes resultados. Os assentos são estofados, macios e revestidos com couro sintético. As  paredes são forradas de mogno e o piso é coberto de linóleo. Existem ventiladores oscilantes no teto, que proporcionam uma circulação adequada do ar nos compartimentos dos passageiros. As refeições são servidas aos passageiros em seus próprios assentos. (Revista Ferroviária, abril de 1956) Notar que esse trajeto até Bagé parece ter sido abandonado logo depois, enquanto o para Cruz Alta foi prolongado até Santa Rosa.


 
Acima, copa e bar do Minuano, em 1956. Abaixo, poltronas do carro, mesmo ano (Fotos Revista Ferroviária, abril de 1956).



Acima, interior do carro do Minuano, em 1956 (Foto Revista Ferroviária, abril de 1956). Abaixo, poltronas do Pampeiro - carro fabricado em Santa Maria - em 1969 (Foto Correio dos Ferroviários, 02/1969).



Acima, foto de propaganda da VFRGS: "Moderna locomotiva diesel-hidráulica" (De revista dos anos 1960). Abaixo, o Minuano, 1972, na estação de Porto Alegre (Foto revista Correio dos Ferroviários, 1972).
 

Fontes:
Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, 1959
Foto Correio dos Ferroviários, 02/1969-72
Fotos:  Acervo Ralph M. Giesbrecht
Revista Ferroviária, abril de 1956

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