As concessões de uso da Estação, cronologicamente.
Cie. des Chemins de Fer Sud-Ouest Brésilien (1894-1907)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1907-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996)
ALL (1996-2011)
A Nossa Linha era a Marcelino Ramos- Santa Maria
A linha unindo Marcelino Ramos e Santa Maria foi idealizada em 1889, juntamente com todo o trecho entrte Itararé, SP, e Santa Maria, RS, pelo engenheiro Teixeira Soares, visando a ligação ferroviária do Rio de Janeiro e São Paulo com o sul do País e também a colonização de boa parte do percurso, locais ainda virgens ( a estação de Cruz Alta construída em 1894) | A parte correspondente ao Estado do Rio Grande do Sul acabou sendo construída separadamente do restante do trecho (que seria chamado de linha Itararé-Uruguai) e entregue em 1894 à Cie. Sud Ouest Brésilien, e em 1907 cedida à Cie. Auxiliaire au Brésil. Em 1920, passou para o Governo, formando-se a Viação Férrea do Rio Grande do Sul, que, em 1969, teve as operações absorvidas pela RFFSA. Com parte do trecho desativada em meados dos anos 1990, em 1996 a ALL recebeu a concessão da linha, bem como de todas as outras ainda existentes no Estado. Trens de passageiros circularam até os anos 1980 pela linha. A estação de Cruz Alta foi inaugurada pela Sud Ouest em 1894. Hoje é considerada hoje uma das mais importantes da ALL. Ali funciona a estação de transbordo para produtos agrícolas, combustível, cimento e fertilizantes, saindo dali trens diariamente para o porto de Rio Grande. | |||||||||||||||||||||||||
Foto de Daiane Kowaleski |
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